Recorrendo à origem etimológica do termo (do grego παις = criança / do grego αγο e do latim ago = fazer, acompanhar), a Ontopsicologia define a pedagogia como a “arte de coadjuvar e desenvolver uma criança à realização”.
A real novidade da escola ontopsicológica aplicada no campo pedagógico é a descoberta do critério-base de natureza do ser humano: o Em Si ôntico. Uma vez individuado o Em Si ôntico, caso se consiga fazer uma pedagogia que consinta o desenvolvimento desse projeto de natureza, obtém-se como resultado um indivíduo em primeiro lugar sadio e, depois, em condições de realizar a própria existência de modo criativo.
O escopo prático da pedagogia segundo a ótica ontopsicológica é “educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo; educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras”.
Para alcançar esse resultado é preciso redescobrir, individuar as informações provenientes do projeto-base da natureza ínsito em cada ser humano.
Através de um método próprio de análise e intervenção, a ciência ontopsicológica dá a possibilidade racional de discriminar, controlar e dar crescimento evolutivo ao sujeito segundo a sua intrínseca especificidade.
Posteriormente, é necessário rever e reescrever muitas fórmulas de compromissos históricos entre indivíduo e sociedade. É preciso saber formalizar as informações desse projeto original na história, discriminando-as das informações que sobretudo a família e em particular a mãe – também a custo de si mesma sob a pressão histórica e social – introduziram na criança desde os primeiros quatro anos de idade.
“Toda a visão ontopsicológica em relação à pedagogia é uma auscultação dos sinais do código-base da vida, que a criança possui intrinsecamente, para adaptar progressivamente este projeto fundamental à elaboração da construção e responsabilidade social”.
Trechos extraídos e adaptados do texto Introdução à Pedagogia Ontopsicológica contido na obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005. pp.17-36.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
A QUE SE PROPÕE A PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA?
Marcadores:
antonio meneghetti,
ciência ontopsicológica,
criança,
ontopsicologia,
pedagogia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário