domingo, 14 de março de 2010

ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE INAUGURA NOVA SEDE NO RECANTO MAESTRO


Cerca de 400 convidados, entre políticos, empresários, acadêmicos e autoridades de todo o país e do exterior prestigiaram no último dia 07 de março, a inauguração oficial da nova sede da Antonio Meneghetti Faculdade – AMF, localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro.

Fundada em 2007, autorizada pelo Ministério da Educação através da portaria 1170, a AMF é a primeira instituição de ensino superior presencial da região da Quarta Colônia do Rio Grande do Sul. Foi o próprio MEC a sugerir que o nome da instituição fosse o de seu fundador, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti. A nova e sofisticada sede possui mais de 5 mil metros quadrados construídos, com salas de aula equipadas, auditório, laboratórios, biblioteca e o embrião de um pólo tecnológico de informática.


“Esta faculdade, em seu projeto pedagógico, visa formar a responsabilidade e oferecer conhecimento superior aos profissionais, cidadãos que agirão na nossa sociedade. O escopo é formar líderes que, em qualquer contexto em que estejam inseridos, sejam a resposta resolutiva”, falou Soraia Schutel, administradora do Recanto Maestro e professora da instituição, durante a cerimônia de inauguração.

A instituição utiliza uma metodologia que une o desenvolvimento humano ao progressivo crescimento econômico e social da região, estimulando assim o progresso do país. “Nossos alunos não serão apenas profissionais, mas sim contribuintes com o desenvolvimento do Brasil, onde negociarão com outras nações, e posicionarão, seja através do empreendedorismo, seja através da política, cada vez mais o nosso país no ranking das nações que contribuem com a ordem e o progresso mundiais, não apenas no sentido econômico, político, mas sobretudo humano, sendo garantia de uma semente humanista no mundo tecnocrático em que vivemos”, acrescentou a administradora.

A grandeza e a responsabilidade do Brasil no cenário internacional também foram destacadas pelo Deputado Federal Luis Carlos Heinze, que representou a Câmara dos Deputados no evento. “O Brasil é seguramente uma grande nação e será uma das grandes potências mundiais, pelo que nós temos aqui, pelos nossos empresários, que a despeito da carga tributária, de tantos problemas que nós temos, proporcionam o progresso ao nosso país. E por isso, otimista como eu sou, tenho certeza que com o trabalho que o Professor Meneghetti está fazendo com a Ontopsicologia, além do trabalho da Faculdade e do MBA que existem aqui, preparando melhor esses empresários, seguramente ninguém segura o Brasil. O futuro do mundo está neste país”.

Esteve também presente no evento, representando o Governo do Rio Grande do Sul, o Secretário de Ciência e Tecnologia Artur Lorentz. Fazendo menção ao pólo de informática que está se criando no Recanto Maestro e ao potencial que a região possui para o desenvolvimento de outros pólos de referência, como a saúde, o secretário ressaltou a importância das parcerias público-privadas. “O desenvolvimento das comunidades no mundo interior é feito pela integração do setor público com o setor privado e as universidades. Pois esta faculdade tem certamente este condão. E a partir do momento em que ela, nos seus cursos de graduação e pós-graduação, prioriza e incentiva os conceitos de liderança e empreendedorismo, certamente irradiará daqui, desta região, um crescimento muito grande daquilo que nós queremos construir para o país”, expôs Lorentz.

A Antonio Meneghetti Faculdade recebeu cartas de autoridades nacionais e internacionais felicitando o novo empreendimento, com destaque para o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; o Ministro da Educação Fernando Haddad; o Ministro da Defesa Nelson Jobin; o Ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel; o Setor de Ciências Naturais, Ciência e Tecnologia da Unesco Brasil; o Presidente da Pontifícia Academia de São Tomás de Aquino e da Sociedade Internacional São Tomás de Aquino de Roma Abelardo Lobato; a Representante Permanente da Associação Internacional dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares junto às Nações Unidas Hanifa Mezoui; dentro outros.

Em seus cumprimentos, Hanifa Mezoui, que foi chefe das ONGs do Conselho Econômico e Social da ONU de 1999 a 2009, e hoje leciona na renomada instituição francesa SciencePo e é professora do curso de MBA da AMF, ressaltou a importância da educação no atual contexto global. “Educação é a fundação de uma sociedade saudável. É importante dar à educação o seu lugar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU. Criar uma parceria internacional coerente tem uma missão muito importante. Isso requer o envolvimento de instituições de alto nível educacional, as quais, através do seu currículo e pesquisa, serão capazes de formar um espaço para a troca de ideias e a criação de soluções, envolvendo para isso estudantes, estudiosos, professores e outros, tal qual o governo e a sociedade civil. A AMF já desenvolveu esta parceria”, escreveu Mezoui.

Acadêmicos da Universidade Estatal de São Petersburgo da Rússia prestigiaram o evento de inauguração da nova sede da AMF, com destaque para a Decano da Faculdade de Psicologia Larisa Tsvetlova, e para a Diretora da Cátedra de Ontopsicologia da Faculdade de Psicologia Vitoria Dmitrieva. “Hoje, todas as universidades buscam uma nova abordagem de sistema de educação. Vocês, aqui no Brasil, já o encontraram: a Ontopsicologia. A Ontopsicologia é a base metodológica que representa a nova abordagem do sistema instrutivo. Vocês são os primeiros nesta estrada e estou certa que este exemplo será seguido em outros países do mundo. Podemos hoje dizer com grande satisfação, com grande alegria, com grande honra que a AMF é um exemplo de educação do futuro, da grande Rússia ao grande Brasil”, declarou Dmitrieva.

O importante passo educacional e científico dado pela Antonio Meneghetti Faculdade também foi reconhecido pelas autoridades nacionais. O Deputado Estadual Nelson Marchezan Júnior, que representou a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, verbalizou aquilo que muitos intuiram com o evento. “Qualquer um pode imaginar o que significa ter a sede de uma faculdade em Restinga Seca ou Polêsine. Qualquer um pode imaginar o que significa uma faculdade. Qualquer um pode imaginar, quando lê os currículos daqueles que aqui lecionam e do Prof. Meneghetti, o que isso significa. Mas aqueles que não tivessem esse conhecimento ou essas informações, mas que tivessem a mínima noção do belo, e que aqui chegassem, em alguns minutos reconheceriam: aqui tem mudança, aqui existem revolucionários”. O deputado ressaltou que a nossa sociedade precisa de mudanças, precisa de revolução e que o nosso setor público, as nossas finanças, o nosso poder público precisam de revolucionários. “Os nossos valores, os nossos princípios, a nossa atuação, a forma de nós nos vermos, de vermos os outros, de vermos o mundo precisa mudar. E aqui, mais do que uma faculdade, mais do que um grupo forte de empresários, mais do que recursos para construir, mais do que este marco, nós sentimos, nós respiramos, mudança. Isto causa inveja para uns, isto causa medo para outros, mas sobretudo isto causa admiração para muitos”.


Após apresentações culturais e o pronunciamento das autoridades, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, presidente do Conselho Científico da instituição, proferiu uma conferência magistral. Ao iniciar seu discurso, fez menção à fala do deputado Marchezan, confirmando que “uma revolução científica nascerá daqui para o mundo. Recanto Maestro é um lugar de revolução científica e filosófica onde se preparam as pessoas, os capazes que depois ensinarão nos primados mundiais da ciência. Para mim este é um lugar do mundo. Isto que vocês vêem é o início. É ainda uma semente, uma semente de prazerosa responsabilidade”.

Durante o evento foi também anunciada a inauguração oficial das atividades da Fundação Antonio Meneghetti Brasileira, instituição voltada à pesquisa científica humanista cultural e educacional. Além disso, pelos benefícios e pelo conhecimento de alta relevância que traz ao país, Antonio Meneghetti recebeu do Ministério do Trabalho o título de cidadão honorário brasileiro.

Informações extraídas do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Maiores informações sobre a Antonio Meneghetti Faculdade no site da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário