quinta-feira, 10 de junho de 2010

DEFINIÇÃO DE ONTOPSICOLOGIA, NO LIVRO PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA

Ontopsicologia: do grego ontos - genitivo do particípio presente do verbo eimi (ser), logos (estudo), psique (alma), significa estudo dos comportamentos psíquicos em primeira causalidade, incluída a compreensão do ser; estudar psicologia segundo as coordenadas do real, ou intencionalidade da ação-vida, ou ação-ser. Trata-se de partir do real fato antropológico e não da cultura ou das suas reflexões.

Seu objeto específico é a atividade psíquica ou a ação-base das modalidades do pensamento e da motivação do existir homem e a relativa funcionalidade dos processos e do agir ao escopo pré-fixado.

A Ontopsicologia - conhecimento da psique ou inteligência coincidente com o ser das coisas - elabora-se no êxito clínico do desaparecimento da noxa patôgena e na realização da pessoa segundo a objetiva intencionalidade do projeto de natureza concreta, seja individual que sistêmico (economia, técnica e política).
Fundamentalmente, a Ontopsicologia analisa o valor positivo e criativo presente em cada ser humano. Deste ponto de partida é possível levar adiante uma pesquisa com a intenção de formalizar uma estratégia orientada em direção ao training e a realização de personalidades criativas que possam dar uma contribuição à evolução do contexto social e civil.

Na sua indagação, isolou o critério de identidade elementar – o Em Si ôntico e as relativas pulsões – como constante-base de sanidade e funcionalidade. O Em Si ôntico (o princípio informal inteligente do ser humano, ou seja, o núcleo ou forma da unidade de ação homem) é o critério operativo e certificador que garante a exatidão de conhecimento seja em campo científico que em âmbito existencial.

Todo discurso ontopsicológico é aquele de ensinar a recuperação da consciência da unidade de ação que o ser humano é. O famoso “conhece a ti mesmo” significa simplesmente: colher o inteiro da própria exatidão da natureza. Se quiser conhecer o universo, a verdade, tudo o que é vida, deve partir da exatidão do quanto existe. Na medida em que sabe o quanto existe, tanto mais tem poder de conhecimento. Por isso a tarefa fundamental de toda psicologia é aquela de recuperar a integridade de consciência sobre a informação organísmica; de outro modo, a ciência é impossível.

A análise ontopsicológica base pode ser aplicada no campo clínico e psicossomático, no campo artístico, no campo pedagógico, no campo da pesquisa científica, no campo econômico e político.

Em trinta anos de atividades na Europa e nas Américas, foram realizados mais de quinze congressos internacionais, dos quais um mundial; formam escritos mais de quarenta textos em italiano traduzidos em russo, inglês, português, espanhol, francês, alemão e chinês; estabeleceram-se protocolos de intenções com muitas universidades no mundo e abrem-se cátedras de especialização pós-láurea junto a diversas universidades estatais para formalizar operadores em Ontopsicologia no mundo.

A Ontopsicologia mereceu a curiosidade por parte de muitos, principalmente diante do desaparecimento do sintoma, quando este método é aplicado. Mas a solução psicoterapêutica para a Ontopsicologia é somente instrumental. O escopo é a pessoa-líder enquanto sujeito benéfico a si mesmo e funcional para os outros. Em particular, o escopo é a realização do homem integral conforme o projeto ínsito da intencionalidade de natureza.

Trechos extraídos do texto O que é a Ontopsicologia, publicado em Pedagogia ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005. p.17-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário