segunda-feira, 12 de julho de 2010

PARA A ONTOPSICOLOGIA, A PEDAGOGIA É A ARTE DE COMO DESENVOLVER A CRIANÇA À REALIZAÇÃO

O termo “pedagogia” surgiu na Antiguidade. O pedagogo era geralmente um escravo, que desempenhava o papel de acompanhar os filhos do próprio patrão à escola. Esta figura inspirou as grandes mentes do passado, que utilizaram este termo para introduzir “a arte da educação e formação da personalidade” do homem civil.

No curso dos séculos, muitos autores contribuíram para ampliar este conceito, até tornar a pedagogia uma ciência propriamente dita. Muitas foram as abordagens teóricas e didáticas, e cada uma compreendia tanto a exigência individual do sujeito-pesquisador quanto a exigência do contexto histórico-social em que estava inserido.

A ciência ontopsicológica começa a dar uma notável contribuição no panorama científico desde os anos de 1970. Após os estudos e a experiência prática do Acad. Prof. Antonio Meneghetti, em 1979 é publicado a 1ª edição do livro “Pedagogia Ontopsicológica”, no qual são descritas e colocadas as bases para uma nova pedagogia útil e funcional à identidade de cada indivíduo no contexto social.

O termo pedagogia deriva do grego παίς, que quer dizer ‘criança’; e αγο que significa ‘acompanhar’. Pedagogia é a arte de como coadjuvar ou desenvolver a criança à realização.

Para mais informações sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, consultar a obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicologica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário