domingo, 6 de dezembro de 2009

PEDAGOGIA E POLÍTICA: A CRIATIVIDADE


De 23 a 27 de maio de 1986, no Hotel Ergife, em Roma, realizou-se o XI Congresso Internacional de Ontopsicologia, sobre o tema “Pedagogia e política: a criatividade”. Promovido pela Associação Internacional de Ontopsicologia, este foi um evento histórico que teve a participação de um grande número de expoentes do mundo científico internacional.

Participaram do congresso Frank Barron (docente de psicologia da Universidade Santa Cruz, da Califórnia, diretor do Barron Centre de criatividade aplicada), Gori S. Gunvald (Presidente do International Council of Psychologists, da Noruega), Jean Godin (Diretor do Instituto H. Erickson, de Paris), Gladis Lorenzo (Presidente da Hispanic Psycological Association of South Florida, EUA), Peter Pfister (Universidade de Newcastle, Austrália), J. Muntañola Thornberg (UPC, Espanha) e o famoso crítico B. Panter (EUA).


Organizaram-se mesas redondas sobre os temas como criatividade na pedagogia, psicoterapia, musicoterapia. Em uma delas reuniram-se os representantes das mais importantes associações científicas inerentes à psicologia: Prof. Antonio Meneghetti (Presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), Dra. G. S. Gunvald (Presidente da International Council of Psychologists), Dr. H. Betancourt (Secretário geral da Sociedad Interamericana de Psicología), Prof. R. de Wolff (Secretário geral da International Association of Applied Psychology), Dra. M. Comas Diaz (American Psychological Association).


“O congresso tinha como escopo elucidar o que é criativo. Criatividade não significa o que é novo, diferente e espontâneo, porque nesses adjetivos estão também os sintomas da esquizofrenia. Criatividade significa produzir alguma novidade que determina um ganho de evolução qualitativa tanto para o produtor quanto para o fruidor. Ganho de inteligência, de saúde”, relata o Prof. Antonio Meneghetti.

Veja os depoimentos dos participantes do evento.

Para maiores informações sobre o evento e transcrições das mesas redondas, consultar a publicação Nuova Ontopsicologia. Roma: Psicologica Ed., ano IV, n.3, junho 1986, reeditada na Collezione Riviste compêndio de 7 volumes de todas as edições da revista Nuova Ontopsicologia publicadas desde 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário