quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

QUAL SERÁ A PEDAGOGIA PARA O FUTURO LÍDER?

Há 40 anos, em 1968, a crise da pedagogia manifestou-se em toda a sua realidade, período em que o valor do sistema escolástico como principal estrutura de ensino de socialização e de consenso foi colocado em discussão e, por reflexo, isso se estendeu a todo o mundo educativo. Mas o fato de tê-lo colocado em discussão não produziu nenhum modelo pedagógico que resolvesse o quanto criticado.

Desde então a pedagogia é constituída por uma excessiva fragmentação e por uma nova dispersão de intenções não epistemologicamente fundadas. Muitos dos numerosos saberes pedagógicos setoriais estão em extrema dificuldade de recuperar o núcleo unitário, justificativo e diversificante do discurso inerente à educação.

Por iniciativa da Associação Internacional de Ontopsicologia, da Academia Internacional de Informatização e da Associação Eslava de Ontopsicologia, junto à sede da UNESCO em Paris, realizou-se a conferência internacional intitulada Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade do futuro, que reuniu mais de trezentos profissionais de diversos campos de atividade (psicologia, pedagogia, cultura, arte, business) e de diferentes origens (russos, italianos, franceses, alemães, brasileiros, ingleses, árabes, ucranianos, integrantes dos países bálticos).



Os relatores da conferência foram o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), a Acad. Prof.a Ludmila Verbitskaja (reitora da Universidade Estatal de São Petersburgo), a Prof.a Larisa Tsvetkova (decana e docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo), o Prof. Mohiaddin Mohammed Salik (Vice-presidente da Academia Internacional de Informatização), a Dra. Victoria Dmitrieva (Presidente da Associação Eslava de Ontopsicologia, Moscou), o Dr. Koshues e a Prof.a Petrova (da Academia de Imaginologia da Universidade de Moscou).


Se na conferência Uma nova pedagogia para a sociedade futura, realizada na Unesco em 30 de maio de 2006, Antonio Meneghetti tinha introduzido o tema da relação criança-sociedade, na sua intervenção de 2007 ele aprofundou temáticas específicas particularmente graves na realidade hodierna, predominada pelo consumismo, pela tecnocracia e pelo mercado: 1) o aumento do déficit de atenção e da hiperatividade nas crianças e nos adolescentes e 2) a futura potência da telefonia móvel.

Para maiores informações sobre o evento e sobre a conferência Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade do futuro, consultar a publicação Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., ano XXV, n.1, março 2008, de onde foram extraídos e adaptados os trechos acima.

Para aprofundamentos sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o livro de Antonio Meneghetti
Pedagogia Ontopsicologica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.

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