quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

QUEM SOU, DE ONDE VIM, PARA ONDE VOU?

A pergunta mais difícil de responder é “quem sou?”. Sou o que os outros me dizem que sou, o que aprendi de mim mesmo, ou ainda uma outra coisa? Essa é a pergunta que todo o homem mais cedo ou mais tarde se faz e busca de algum modo em sua existência responder. Para o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, fundador da ciência ontopsicológica, toda forma de pedagogia deveria auxiliar o indivíduo a responder a essa pergunta e, principalmente, a atuar a sua especificidade de ser, em crescimento contínuo, minuto a minuto, ao longo da vida. Ela deveria levar o indivíduo a aprender a ser pai e mãe de si mesmo, a ser um genitor perene e amante do próprio projeto existencial.

Quando o jovem se refere ao seu Eu (“eu gosto”, “eu quero”), deve perguntar-se: que Eu é esse? É o Eu que foi educado pela família e pela sociedade, e que portanto é um “personagem” fabricado? Ou é um Eu que reflete a própria identidade ôntica? Por meio da metodologia ontopsicológica o jovem pode compreender o seu projeto originário, aquele que a natureza lhe deu, pode saber-se por como é e não por como pensa.

O ser humano, quando nasce, possui um projeto virtual, uma intencionalidade própria, uma virtualidade que lhe é específica (Em Si ôntico). A pedagogia ontopsicológica tem o escopo de auxiliar a criança (jovem e adulto) a explicitar e desenvolver a sua especificidade, a sua forma, o seu modo de ser que é único e irrepetível.

Cada indivíduo possui intrínseco o seu design, e a pedagogia ontopsicológica é a arte, a técnica apurada para desenvolver de modo distinto o potencial humano em cada singular pessoa e grupo social. Uma vez que a pessoa torna-se autônoma, a pedagogia serve para que cada um se crie continuamente, para que cada pessoa seja genitor de si mesmo, assumindo com responsabilidade a própria existência em vantagem de si mesmo e da sociedade em que se encontra.

Para aprofundamentos sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o livro de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicologica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário