No mundo contemporâneo, em que se sobressaem a democracia, o sistemismo, o enorme mecanismo social, é ainda possível uma objetiva criatividade? É possível dar novidade de horizonte ao homem, este maravilhoso produto da vida?
Hoje o nosso planeta tem necessidade da verdadeira criatividade. Somos todos tomados pela necessidade de ajudar, mas o assistencialismo não é o natural horizonte da criatividade. A criatividade é individual, é um potencial da natureza que depois o sujeito deve exercitar para ser função a si mesmo e, como consequência, à sociedade em que vive.
Um dos diferenciais da pedagogia ontopsicológica é que ela possui uma pedagogia para o homem líder, uma pedagogia para a criatividade. Para Antonio Meneghetti, a pessoa criativa é aquela capaz de produzir evolução e funcionalidade futura, aquela que de um estado comum consegue ascender a novas funções de outros modelos de sociedade, de solução, de perspectivas.
Para a pedagogia ontopsicológica, a criatividade é possível para aqueles que a vida especifica como privilegiados e, portanto, sucessivamente destinados a serem condutores funcionais do conjunto da espécie. Em cada campo (vegetal, animal etc.), a natureza privilegia alguns indivíduos e os constitui líderes de grupo. Um indivíduo é líder porque a sua existência é garantia aos outros indivíduos da mesma espécie. “Líder” significa uma pessoa que deve ser mais porque deverá dar mais, deverá servir mais.
Porém, não podemos falar de criatividade se antes não se tem como base o homem autêntico, sadio, exato. Como premissa profissional, artística, é necessário primeiro uma pessoa realizada. Após ter demonstrado que resulta vencedora no curso normal de todos, tem sede de novos horizontes. Para a pedagogia ontopsicológica, a criatividade é sobretudo uma tarefa diante de si mesmo.
E aqui entra a novidade da metodologia ontopsicológica que consente o desenvolvimento do projeto de natureza e tem como resultado um indivíduo sadio e capaz de realizar a própria existência de modo criativo e socialmente responsável.
Trechos extraídos e adaptados do texto de Antonio Meneghetti Pedagogia da Criatividade, publicado na obra Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005. pp.311-324.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
domingo, 24 de janeiro de 2010
PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA-COLLEGE ANTONIO MENEGHETTI
No início dos anos 80 foi criada na Itália a “Escola College Antonio Meneghetti”. Organizada inicialmente em Roma, em uma vila localizada na Via Cassia, pouco tempo depois, por motivos de espaço, devido à afluência de alunos, deslocou-se para Lizori por um ano e, sucessivamente, para a estrutura de Scandriglia nos anos seguintes. Trata-se do primeiro projeto de aplicação da pedagogia ontopsicológica, endereçada a jovens entre a idade pré-escolar e da escola superior.
Desde esta experiência, a pedagogia permaneceu um interesse constante do Acad. Prof. Antonio Meneghetti que, constatando a necessidade de harmonizá-la ao contexto social, periodicamente atualizou o seu modelo teórico em congressos, conferências e convenções, em resposta às novas exigências e competências determinadas por um mundo em contínua transformação.
No noticiário da Agenzia Italia Stampa (AIS) n.294, de 2 de novembro de 1982, foi publicado o seguinte texto: “Na Scuola College Antonio Meneghetti, que começou a funcionar há poucos dias em Scandriglia, o motivo-base que inspira toda atividade é exclusivamente a vida, na irrepetível unicidade de cada criança. (...) No College, portanto, o estudo teórico é conduzido com extremo rigor e seriedade cultural, mas com a ciência de que se trata somente de um instrumento de vantagem existencial. (...) Uma documentação detalhada foi recentemente exposta aos interessados no XX Congresso da Associação de Psicologia Aplicada realizado em Edimburgo”.
A verdadeira dificuldade, pela qual naufragaram várias tentativas pedagógicas, é cultivar em cada um as potencialidades específicas do próprio modo de ser e fornecer os instrumentos pra realizá-las historicamente ao nível máximo, alcançando assim a plenitude da maturação pessoal e, consequentemente, também uma vantagem para o social.
Para maiores informações sobre a visão ontopsicológica da pedagogia, indica-se a obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.
Para maiores informações sobre a experiência da Scuola College Antonio Meneghetti, indicam-se os textos:
- Anos de 1980: a Ontopsicologia se torna ciência universal, publicado no dossiê Antonio Meneghetti: uma viagem de sucesso, editado junto à revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., ano XXV, n. 2, março 2008. p.34.
- Una nuova scuola per futuri adulti realizzatori di sanità e funzionalità sociale, publicado na revista Nuova Ontopsicologia. Roma: Ontopsicologica Editrice, ano I, n.3, outubro/dezembro 1983. p. 47.
Informações acima extraídas do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Abaixo, trecho do documentário "Lizori, un borgo per il terzo millenio", com depoimentos sobre a Scuola College Antonio Meneghetti.
Desde esta experiência, a pedagogia permaneceu um interesse constante do Acad. Prof. Antonio Meneghetti que, constatando a necessidade de harmonizá-la ao contexto social, periodicamente atualizou o seu modelo teórico em congressos, conferências e convenções, em resposta às novas exigências e competências determinadas por um mundo em contínua transformação.
No noticiário da Agenzia Italia Stampa (AIS) n.294, de 2 de novembro de 1982, foi publicado o seguinte texto: “Na Scuola College Antonio Meneghetti, que começou a funcionar há poucos dias em Scandriglia, o motivo-base que inspira toda atividade é exclusivamente a vida, na irrepetível unicidade de cada criança. (...) No College, portanto, o estudo teórico é conduzido com extremo rigor e seriedade cultural, mas com a ciência de que se trata somente de um instrumento de vantagem existencial. (...) Uma documentação detalhada foi recentemente exposta aos interessados no XX Congresso da Associação de Psicologia Aplicada realizado em Edimburgo”.
A verdadeira dificuldade, pela qual naufragaram várias tentativas pedagógicas, é cultivar em cada um as potencialidades específicas do próprio modo de ser e fornecer os instrumentos pra realizá-las historicamente ao nível máximo, alcançando assim a plenitude da maturação pessoal e, consequentemente, também uma vantagem para o social.
Para maiores informações sobre a visão ontopsicológica da pedagogia, indica-se a obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.
Para maiores informações sobre a experiência da Scuola College Antonio Meneghetti, indicam-se os textos:
- Anos de 1980: a Ontopsicologia se torna ciência universal, publicado no dossiê Antonio Meneghetti: uma viagem de sucesso, editado junto à revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., ano XXV, n. 2, março 2008. p.34.
- Una nuova scuola per futuri adulti realizzatori di sanità e funzionalità sociale, publicado na revista Nuova Ontopsicologia. Roma: Ontopsicologica Editrice, ano I, n.3, outubro/dezembro 1983. p. 47.
Informações acima extraídas do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Abaixo, trecho do documentário "Lizori, un borgo per il terzo millenio", com depoimentos sobre a Scuola College Antonio Meneghetti.
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quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
QUAL SERÁ A PEDAGOGIA PARA O FUTURO LÍDER?

Desde então a pedagogia é constituída por uma excessiva fragmentação e por uma nova dispersão de intenções não epistemologicamente fundadas. Muitos dos numerosos saberes pedagógicos setoriais estão em extrema dificuldade de recuperar o núcleo unitário, justificativo e diversificante do discurso inerente à educação.
Por iniciativa da Associação Internacional de Ontopsicologia, da Academia Internacional de Informatização e da Associação Eslava de Ontopsicologia, junto à sede da UNESCO em Paris, realizou-se a conferência internacional intitulada Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade do futuro, que reuniu mais de trezentos profissionais de diversos campos de atividade (psicologia, pedagogia, cultura, arte, business) e de diferentes origens (russos, italianos, franceses, alemães, brasileiros, ingleses, árabes, ucranianos, integrantes dos países bálticos).
Os relatores da conferência foram o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), a Acad. Prof.a Ludmila Verbitskaja (reitora da Universidade Estatal de São Petersburgo), a Prof.a Larisa Tsvetkova (decana e docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Estatal de São Petersburgo), o Prof. Mohiaddin Mohammed Salik (Vice-presidente da Academia Internacional de Informatização), a Dra. Victoria Dmitrieva (Presidente da Associação Eslava de Ontopsicologia, Moscou), o Dr. Koshues e a Prof.a Petrova (da Academia de Imaginologia da Universidade de Moscou).
Para maiores informações sobre o evento e sobre a conferência Pedagogia contemporânea: responsabilidade e formação do líder para a sociedade do futuro, consultar a publicação Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., ano XXV, n.1, março 2008, de onde foram extraídos e adaptados os trechos acima.
Para aprofundamentos sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o livro de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicologica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.
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quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
QUEM SOU, DE ONDE VIM, PARA ONDE VOU?
A pergunta mais difícil de responder é “quem sou?”. Sou o que os outros me dizem que sou, o que aprendi de mim mesmo, ou ainda uma outra coisa? Essa é a pergunta que todo o homem mais cedo ou mais tarde se faz e busca de algum modo em sua existência responder. Para o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, fundador da ciência ontopsicológica, toda forma de pedagogia deveria auxiliar o indivíduo a responder a essa pergunta e, principalmente, a atuar a sua especificidade de ser, em crescimento contínuo, minuto a minuto, ao longo da vida. Ela deveria levar o indivíduo a aprender a ser pai e mãe de si mesmo, a ser um genitor perene e amante do próprio projeto existencial.
Quando o jovem se refere ao seu Eu (“eu gosto”, “eu quero”), deve perguntar-se: que Eu é esse? É o Eu que foi educado pela família e pela sociedade, e que portanto é um “personagem” fabricado? Ou é um Eu que reflete a própria identidade ôntica? Por meio da metodologia ontopsicológica o jovem pode compreender o seu projeto originário, aquele que a natureza lhe deu, pode saber-se por como é e não por como pensa.
O ser humano, quando nasce, possui um projeto virtual, uma intencionalidade própria, uma virtualidade que lhe é específica (Em Si ôntico). A pedagogia ontopsicológica tem o escopo de auxiliar a criança (jovem e adulto) a explicitar e desenvolver a sua especificidade, a sua forma, o seu modo de ser que é único e irrepetível.
Cada indivíduo possui intrínseco o seu design, e a pedagogia ontopsicológica é a arte, a técnica apurada para desenvolver de modo distinto o potencial humano em cada singular pessoa e grupo social. Uma vez que a pessoa torna-se autônoma, a pedagogia serve para que cada um se crie continuamente, para que cada pessoa seja genitor de si mesmo, assumindo com responsabilidade a própria existência em vantagem de si mesmo e da sociedade em que se encontra.
Para aprofundamentos sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o livro de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicologica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.
Quando o jovem se refere ao seu Eu (“eu gosto”, “eu quero”), deve perguntar-se: que Eu é esse? É o Eu que foi educado pela família e pela sociedade, e que portanto é um “personagem” fabricado? Ou é um Eu que reflete a própria identidade ôntica? Por meio da metodologia ontopsicológica o jovem pode compreender o seu projeto originário, aquele que a natureza lhe deu, pode saber-se por como é e não por como pensa.
O ser humano, quando nasce, possui um projeto virtual, uma intencionalidade própria, uma virtualidade que lhe é específica (Em Si ôntico). A pedagogia ontopsicológica tem o escopo de auxiliar a criança (jovem e adulto) a explicitar e desenvolver a sua especificidade, a sua forma, o seu modo de ser que é único e irrepetível.
Cada indivíduo possui intrínseco o seu design, e a pedagogia ontopsicológica é a arte, a técnica apurada para desenvolver de modo distinto o potencial humano em cada singular pessoa e grupo social. Uma vez que a pessoa torna-se autônoma, a pedagogia serve para que cada um se crie continuamente, para que cada pessoa seja genitor de si mesmo, assumindo com responsabilidade a própria existência em vantagem de si mesmo e da sociedade em que se encontra.
Para aprofundamentos sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o livro de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicologica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005.
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domingo, 6 de dezembro de 2009
PEDAGOGIA E POLÍTICA: A CRIATIVIDADE
De 23 a 27 de maio de 1986, no Hotel Ergife, em Roma, realizou-se o XI Congresso Internacional de Ontopsicologia, sobre o tema “Pedagogia e política: a criatividade”. Promovido pela Associação Internacional de Ontopsicologia, este foi um evento histórico que teve a participação de um grande número de expoentes do mundo científico internacional.
Participaram do congresso Frank Barron (docente de psicologia da Universidade Santa Cruz, da Califórnia, diretor do Barron Centre de criatividade aplicada), Gori S. Gunvald (Presidente do International Council of Psychologists, da Noruega), Jean Godin (Diretor do Instituto H. Erickson, de Paris), Gladis Lorenzo (Presidente da Hispanic Psycological Association of South Florida, EUA), Peter Pfister (Universidade de Newcastle, Austrália), J. Muntañola Thornberg (UPC, Espanha) e o famoso crítico B. Panter (EUA).
Organizaram-se mesas redondas sobre os temas como criatividade na pedagogia, psicoterapia, musicoterapia. Em uma delas reuniram-se os representantes das mais importantes associações científicas inerentes à psicologia: Prof. Antonio Meneghetti (Presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), Dra. G. S. Gunvald (Presidente da International Council of Psychologists), Dr. H. Betancourt (Secretário geral da Sociedad Interamericana de Psicología), Prof. R. de Wolff (Secretário geral da International Association of Applied Psychology), Dra. M. Comas Diaz (American Psychological Association).
“O congresso tinha como escopo elucidar o que é criativo. Criatividade não significa o que é novo, diferente e espontâneo, porque nesses adjetivos estão também os sintomas da esquizofrenia. Criatividade significa produzir alguma novidade que determina um ganho de evolução qualitativa tanto para o produtor quanto para o fruidor. Ganho de inteligência, de saúde”, relata o Prof. Antonio Meneghetti.
Veja os depoimentos dos participantes do evento.
Para maiores informações sobre o evento e transcrições das mesas redondas, consultar a publicação Nuova Ontopsicologia. Roma: Psicologica Ed., ano IV, n.3, junho 1986, reeditada na Collezione Riviste compêndio de 7 volumes de todas as edições da revista Nuova Ontopsicologia publicadas desde 1983.
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quinta-feira, 19 de novembro de 2009
POR QUE UM JOVEM PODE INTERESSAR-SE PELA PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA?
Um jovem que tem ambição de crescer e se realizar, que quer ter sucesso na vida, que busca ser especial e quer encontrar o sentido de sua vida pode encontrar na pedagogia ontopsicológica um instrumento eficiente de conduzi-lo de modo ordenado a atingir o seu fim último, a sua realização existencial em todas as dimensões.
A pedagogia, uma das aplicações do método ontopsicológico, auxilia a pessoa que tem disposição a identificar e conhecer a sua realidade, apreender quem é, que características são individuais e quais são comuns a todos os outros seres humanos, que tendências naturais são próprias, o que é a verdade para si, o que deve fazer para construir a sua pessoa etc.
Esse conhecimento é essencial pois é através dele que o jovem consegue posicionar a própria vida onde é mais importante. Na medida em que o homem, por meio desse conhecimento, começa a saber como é e como foi educado, poderá então compreender o que fazer para construir-se dentro da estrada que é apenas sua, única e irrepetível. Neste processo, a pedagogia auxilia o jovem a fazer, a ter condutas que lhe auxiliem a centrar sua ação em seu ponto-força e, a partir dele, construir-se, inventar-se como pessoa no mundo.
A pedagogia ontopsicológica tem o escopo prático de educar o sujeito a fazer e a saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo, educar o próprio Eu, a própria consciência com condutas vencedoras.
Para maiores informações sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o texto de Antonio Meneghetti A pedagogia ontopsicológica, publicado no Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004. pp.441-453.
A pedagogia, uma das aplicações do método ontopsicológico, auxilia a pessoa que tem disposição a identificar e conhecer a sua realidade, apreender quem é, que características são individuais e quais são comuns a todos os outros seres humanos, que tendências naturais são próprias, o que é a verdade para si, o que deve fazer para construir a sua pessoa etc.
Esse conhecimento é essencial pois é através dele que o jovem consegue posicionar a própria vida onde é mais importante. Na medida em que o homem, por meio desse conhecimento, começa a saber como é e como foi educado, poderá então compreender o que fazer para construir-se dentro da estrada que é apenas sua, única e irrepetível. Neste processo, a pedagogia auxilia o jovem a fazer, a ter condutas que lhe auxiliem a centrar sua ação em seu ponto-força e, a partir dele, construir-se, inventar-se como pessoa no mundo.
A pedagogia ontopsicológica tem o escopo prático de educar o sujeito a fazer e a saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo, educar o próprio Eu, a própria consciência com condutas vencedoras.
Para maiores informações sobre a pedagogia segundo a ótica ontopsicológica, indica-se o texto de Antonio Meneghetti A pedagogia ontopsicológica, publicado no Manual de Ontopsicologia. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004. pp.441-453.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
A QUE SE PROPÕE A PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA?
Recorrendo à origem etimológica do termo (do grego παις = criança / do grego αγο e do latim ago = fazer, acompanhar), a Ontopsicologia define a pedagogia como a “arte de coadjuvar e desenvolver uma criança à realização”.
A real novidade da escola ontopsicológica aplicada no campo pedagógico é a descoberta do critério-base de natureza do ser humano: o Em Si ôntico. Uma vez individuado o Em Si ôntico, caso se consiga fazer uma pedagogia que consinta o desenvolvimento desse projeto de natureza, obtém-se como resultado um indivíduo em primeiro lugar sadio e, depois, em condições de realizar a própria existência de modo criativo.
O escopo prático da pedagogia segundo a ótica ontopsicológica é “educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo; educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras”.
Para alcançar esse resultado é preciso redescobrir, individuar as informações provenientes do projeto-base da natureza ínsito em cada ser humano.
Através de um método próprio de análise e intervenção, a ciência ontopsicológica dá a possibilidade racional de discriminar, controlar e dar crescimento evolutivo ao sujeito segundo a sua intrínseca especificidade.
Posteriormente, é necessário rever e reescrever muitas fórmulas de compromissos históricos entre indivíduo e sociedade. É preciso saber formalizar as informações desse projeto original na história, discriminando-as das informações que sobretudo a família e em particular a mãe – também a custo de si mesma sob a pressão histórica e social – introduziram na criança desde os primeiros quatro anos de idade.
“Toda a visão ontopsicológica em relação à pedagogia é uma auscultação dos sinais do código-base da vida, que a criança possui intrinsecamente, para adaptar progressivamente este projeto fundamental à elaboração da construção e responsabilidade social”.
Trechos extraídos e adaptados do texto Introdução à Pedagogia Ontopsicológica contido na obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005. pp.17-36.
A real novidade da escola ontopsicológica aplicada no campo pedagógico é a descoberta do critério-base de natureza do ser humano: o Em Si ôntico. Uma vez individuado o Em Si ôntico, caso se consiga fazer uma pedagogia que consinta o desenvolvimento desse projeto de natureza, obtém-se como resultado um indivíduo em primeiro lugar sadio e, depois, em condições de realizar a própria existência de modo criativo.
O escopo prático da pedagogia segundo a ótica ontopsicológica é “educar o sujeito a fazer e saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmo como pessoa-líder no mundo; educar um Eu lógico-histórico com capacidades e condutas vencedoras”.
Para alcançar esse resultado é preciso redescobrir, individuar as informações provenientes do projeto-base da natureza ínsito em cada ser humano.
Através de um método próprio de análise e intervenção, a ciência ontopsicológica dá a possibilidade racional de discriminar, controlar e dar crescimento evolutivo ao sujeito segundo a sua intrínseca especificidade.
Posteriormente, é necessário rever e reescrever muitas fórmulas de compromissos históricos entre indivíduo e sociedade. É preciso saber formalizar as informações desse projeto original na história, discriminando-as das informações que sobretudo a família e em particular a mãe – também a custo de si mesma sob a pressão histórica e social – introduziram na criança desde os primeiros quatro anos de idade.
“Toda a visão ontopsicológica em relação à pedagogia é uma auscultação dos sinais do código-base da vida, que a criança possui intrinsecamente, para adaptar progressivamente este projeto fundamental à elaboração da construção e responsabilidade social”.
Trechos extraídos e adaptados do texto Introdução à Pedagogia Ontopsicológica contido na obra de Antonio Meneghetti Pedagogia Ontopsicológica. 2.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2005. pp.17-36.
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